G P S D A N E T: PORQUE SÓ EXISTE UM CAMINHO A SEGUIR, JESUS CRISTO.
Sola gratia, sola fide, solus Christus, sola scriptura, soli Deo Gloria.

Sou Cristão: Evangélico, Puritano, Reformado - (A Doutrina que sigo é a SÃ, que vem de Jesus Cristo e é interpretada pelo Apóstolo Paulo, Agostinho e João Calvino):

SALMOS 41.12 Quanto a mim, tu me sustentas na minha sinceridade, e me puseste diante da tua face para sempre.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

A Bíblia tem algo a dizer sobre os Jogos Olímpicos.


“Todos os que competem nos jogos”, escreve o apóstolo Paulo, “se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre” (1 Co 9:25 NVI). 

John Piper comenta: “Quando Paulo escreveu estas palavras aos cristãos de Corinto, ele assumiu que todos eles conheciam os jogos. Os Jogos Olímpicos se deram ntaa Grécia a cada quatro anos sem interrupções desde 776 a.C. até que foram suspendidos em 393 d.C. pelo imperador Teodósio I. Isso representa 1.169 anos. Todos conheciam sobre os jogos. E todos, hoje, conhecem os jogos.” 

Porque as Escrituras Cristãs mencionam os jogos? Para nos ajudar a melhorarmos a forma que assistimos as Olimpíadas nestas duas semanas ao abrir os nossos olhos para o que elas têm a dizer sobre Deus, o Evangelho e a Vida Cristã. 

Transpondo as Olimpíadas:
O bom britânico C.S. Lewis (que ficaria feliz em ver Londres sediar os jogos) chamaria isso de “transposição” – tomar os Jogos Olímpicos, com todo seu engajamento e entretenimento, e enxergar através deles e além deles as realidades últimas que eles apontam neste mundo criado por Deus, como uma mola propulsora nos impulsionando ensinos sobre a redenção em cada turno. 

John Piper continua: 
o apóstolo Paulo tomou os conhecidos Jogos Olímpicos e “ensinou aos cristãos como transpô-los para um nível diferente e como ver nos jogos uma realidade muito diferente do que todos estão vendo. Ele disse, de fato, ‘Os jogos são disputados neste nível de realidade. Eles correm neste nível. Eles se encaixam neste nível. Eles treinam, praticam e negam a si mesmos neste nível. Eles estão de olho no ouro neste nível’. 

Agora, eu quero que vocês vejam tudo só que em outro nível. Eu quero que vocês transponham as lutas e os triunfos temporários dos Jogos Olímpicos para um nível diferente de realidade — o nível de vida espiritual, de eternidade e de Deus. Quando vocês virem os atletas correrem, enxerguem outro tipo de corrida. Quando vocês os virem lutando, enxerguem outro tipo de luta. Quando vocês os virem treinando e negando a si mesmos, enxerguem outro tipo de treino e autonegação. Quando vocês os virem sorrindo com uma medalha de ouro em volta do pescoço, enxerguem outro tipo de prêmio. 

Isso é o que Paulo fez neste texto [1 Coríntios 9:23-27] para os cristãos de Corinto; e é isso que eu estou tentando fazer… para vocês. Eu quero que vocês transponham o que veem e ouvem para uma classe diferente. Cada vez que vocês ligarem a televisão, eu quero que ouçam Deus falando com vocês através dos jogos. Se eu entendi o que Paulo fez neste texto, os jogos… devem ser vistos e ouvidos pelos cristãos como um tremendo impulso para lutarem a batalha da fé e correrem a corrida da vida com nada menos do que paixão e perseverança olímpicas… 

Você verá nos [Jogos Olímpicos] nesta semana o caminho da disciplina e da dor que os atletas estão dispostos a perseguirem por uma medalha de ouro e uma hora da glória do louvor humano. Eu os exorto a, quando assistirem os jogos, transporem o que vocês veem para a realidade última. Acima de tudo, lembrem-se: o que Deus oferece a vocês e as promessas feitas para vocês no evangelho, no prêmio e na coroa são dez mil vezes mais valiosas que todo o ouro…”

(Por David Mathis © 2012 Desiring God Foundation. Usado com permissão. Website em português: www.satisfacaoemdeus.org. Original: How to Watch the Olympic Games Tradução: Vinícius Musselman Pimentel – Editora Fiel © Todos os direitos reservados)

Nenhum comentário:

Postar um comentário